13 de junho de 2014

Bem-vind@ ao blog Diálogos Internacionais!


Essa nova iniciativa se soma às inúmeras outras da internet para discutir temas, para nós interessantes, da atualidade e da história, com foco, não exclusivo, na cena internacional. Nossa motivação inicial é o debate, o exercício da escrita, da reflexão e da crítica. Nosso objetivo não é ser estritamente acadêmico, mas compartilhar ideias e opiniões, pesquisas e experiências, dados e informações.



Tentaremos expor, de maneira clara, questões que nós nos acostumamos a levantar em debates internos. Nós, os quatro integrantes deste grupo, nos encontramos, por destino (?!), no curso de pós-graduação stricto sensu em Economia Política Internacional (o único no Brasil no momento em que escrevemos! oh!), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e resolvemos, dada a evolução da amizade, nos reunir fora de seus muros. Como exercício de criatividade, intitulamos os encontros de EGLA - Encontros Gastronômicos-Lúdicos-Acadêmicos. Foram vários desde 2011 e hoje o EGLA vai para a internet. Os sabores que experimentávamos nos encontros não poderão ser reproduzidos aqui, o que de fato será uma perda, mas manteremos o espírito de diálogo, nem sempre de concordância, que nos manteve unidos. Perseveraremos.

Por que a internet? Porque hoje estamos tomando rumos diferentes. Conexões Barra da Tijuca-Rio de Janeiro-Brasília-Florianópolis (pra quem não conhece, a Barra não fica no Rio! rsss) são facilitadas pelas ferramentas da web. Não se sabe ainda quando nos reuniremos pessoalmente, mas aqui estamos juntos no que escolhemos, no diálogo, no livre pensar, na amplitude de opinião, de posição, de oposição, de pensamento crítico e de crítica ao pensamento imposto.

A palavra será também aberta ao companheiros que estiverem dispostos a dialogar,  sobretudo dos nossos companheiros internacionais. A palavra está sempre aberta. Ela passa a nos acompanhar periodicamente a partir de hoje. Nosso compromisso é de escrevermos semanalmente (no início, um a cada semana) com tema livre. Acreditamos.

Mais do que um espaço adicional de opinião na internet, esse é o nosso espaço. Esse é o ambiente em que desapegamos de nossa filiação institucional e abrimos o caminho de uma reflexão pessoal. Estamos, com isso, dispostos a falar de todos os assuntos que nos interessar, respeitando a pluralidade, mas sem amarras maiores que nossas próprias consciências (e a Constituição Federal! rsss).

Diálogos Internacionais é, portanto, um blog de opinião de total responsabilidade de seus autores. O nosso desejo é dividir e multiplicar ideias, conhecimentos e informações. Iniciamos.

Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro, 13 de junho de 2014.

Glauber Cardoso Carvalho (meu nome só está na frente por causa do G!!! rsss)
Julia Monteath de França
Larissa Rosevics
Suellen de Lannes


Obs.: Os textos podem ser compartilhados, desde que com a devida referência ao blog.

5 comentários: