13 de junho de 2017

Lançamento do livro :: Diálogos Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo

Por Glauber Cardoso Carvalho e Larissa Rosevics



Baixe agora o livro:




Hoje, três anos exatos após o início do blog Diálogos Internacionais, apresentamos o livro que é resultado deste primeiro tempo. Baixe o arquivo gratuitamente no link acima.

Diálogo Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo é a consolidação do projeto iniciado em junho de 2014 com a criação de um blog, cuja motivação inicial foi a promoção do debate, o exercício da escrita, da reflexão e da crítica de temas da atualidade e da história com foco, não exclusivo, na cena internacional. 

As nossas pretensões eram, portanto, singelas. Dentro deste vasto universo em que consiste a internet, com milhares de websites e blogs, procuramos oferecer aos nossos leitores um conteúdo atualizado, com embasamento teórico e reflexão crítica. 

Optamos desde o início pela não monetização de nosso espaço, cientes de que seu crescimento dependeria do contato interpessoal. Escolhemos, também, não o vincular a nenhuma instituição de ensino e/ou pesquisa, por entender que independência e certa rebeldia devem fazer parte da nossa identidade enquanto blogueiros. 

Apesar do aparente isolamento em que nos encontrávamos, fomos construindo nossa história. Entre 2014 e 2017, foram publicados 134 textos de 28 autores diferentes, com mais de 3.000 visualizações semanais. Procuramos ser regulares em nossas publicações, que acontecem (quase sempre) uma vez por semana. 

Para nossa felicidade, os textos do blog passaram a ser citados em trabalhos acadêmicos e tornaram-se instrumento de estudo didático para muitos estudantes das ciências sociais e humanas com pesquisas ligadas à área internacional. Foi a partir desse momento que decidimos seguir este caminho que extrapola o mundo virtual, ainda que nele esteja contido, e materializar esta publicação, cuja seleção dos textos seguiu dois critérios: o número de visualizações do texto e temas mais recorrentes. 

O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes. 

Agradecemos a todos aqueles que colaboraram com o blog “Diálogos Internacionais” e que por ventura não fazem parte dessa edição: Beatriz Guimarães de Araújo; Caroline Rangel Travassos Burity; Janaína Pinto; Jessika Cardoso de Medeiros; Mario Afonso Lima; Natalia Rezende; Tiago Nasser Appel; Victor Carneiro Corrêa Vieira; Wagner Souza, Wesley S.T Guerra (do Blog NEMRI/FESPSP). Aos nossos leitores dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ e de Relações Internacionais da UFRRJ, da UniLaSalle e da Universidade Católica de Petrópolis por contribuírem para a divulgação dos textos publicados. E aos professores e colegas da Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ pelos intensos debates e reflexões valorosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário