30 de maio de 2018

Luiz Felipe Osório publica reflexão radical sobre o Imperialismo

Publicado originalmente no site OEstadoRJ de 30/04/2018

Livro pode ser encontrado na Saraiva, Cultura e Travessa


Luiz Felipe Brandão Osório, professor e coordenador da graduação em relações internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lança Imperialismo, Estado e Relações Internacionais pela Série Direito e Críticada Editora Ideias & Letras.

A obra expõe uma leitura crítica e radical sobre o imperialismo e sua implicação no âmbito das relações internacionais: atrelando estruturalmente imperialismo a capitalismo.

Segundo Osório, a dominação capitalista necessariamente se faz mediante a forma política estatal, mas esta se desenvolveu no plural, em Estados, erigindo, nesse espaço concorrencial da valorização do valor, o imperialismo. Este livro enfatiza a importância de pensar a multiplicidade de Estados como traço estruturante do capitalismo, em similitude às ideias de Claudia von Braunmühl.

A mais alta investigação a respeito do tema

Osório propõe aqui que as leituras marxistas sobre o imperialismo sejam compreendidas a partir de grandes momentos históricos que lhe forneceram bases. Denomina por debate pioneiro o pensamento do final do século XIX e do início do século XX, perpassando as ideias de Hilferding, Rosa Luxemburgo, Kautsky, Bukharin e Lênin. Em sequência, sistematiza o pensamento a respeito do imperialismo produzido ao tempo do fordismo, nos meados do século XX. Aqui estão enfeixadas as leituras do capital monopolista, as teorias marxistas da dependência e, ainda, as visões de Wallerstein, Arrighi e Amin. Por fim, abre-se a reflexão sobre o imperialismo nos tempos do pós-fordismo, produzindo, desde as últimas décadas do século XX até hoje, a mais alta investigação teórica a respeito do tema.

Politicismo, parcial politicismo e plena crítica

Muito do debate crítico das décadas atuais esteve centrado na dicotomia imperialismo versus Império, envolvido pelos termos de Negri. Avançando para além disso, Osório propõe que a reflexão marxista sobre o imperialismo na atualidade pós-fordista seja pensada a partir dos diapasões de politicismo, parcial politicismo e plena crítica.

O autor

Luiz Felipe Brandão Osório tem graduação em direito pela UFJF, mestrado e doutorado em economia política internacional pela UFRJ e pós-doutorado em ciências sociais aplicadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFRRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário