Quem somos

Administradores do Blog Diálogos Internacionais


Glauber Cardoso Carvalho (Currículo Lattes)
Doutorando em Economia Política Internacional (PEPI/IE) na UFRJ. Mestre em Economia Política Internacional (IE/UFRJ-2013). Graduado em Relações Internacionais (2005). Possui especialização em Comércio Exterior (2007), com extensão em Didática do Ensino Superior, e em Análise Internacional (MBE/UFRJ-2010). Atualmente é coordenador executivo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento - CICEF. Tem experiência nas áreas de Integração Regional, Organizações Internacionais, Política Externa Brasileira e Comércio Exterior.



Larissa Rosevics (Currículo Lattes)
Doutora em Economia Política Internacional (PEPI/IE) na UFRJ. Possui bacharelado em Relações Internacionais pela UniCuritiba, MBA em Gestão Empresarial (UniCuritiba), Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR), Especialização em Sociologia Política e Mestrado em Sociologia pela UFPR. Tem experiência nas áreas de Imaginário Político e Sociocultural, Estudos Latino-americanos e Relações Internacionais.



Colaboradores frequentes

Julia Monteath de França (Currículo Lattes) Bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais(2009 e 2010, respectivamente) e mestrado em Economia Política Internacional (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ (LADIH/UFRJ). Atuou como pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), no projeto "Acompanhamento e análise da política de imigração no Brasil".

Suellen de Lannes (Currículo Lattes)Pós-doutora em Relações Internacionais na UFSC. Possui bacharelado em Ciências Sociais, licenciatura em Sociologia pela UFRJ, mestrado em Ciência Política pela UFF na área de defesa e política externa e doutora em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/IE) na UFRJ. Tem experiências nas áreas de História Militar, Direito Internacional Humanitário e Teoria Política e de Relações Internacionais.

Bernardo Salgado Rodrigues (Curriculo Lattes). Mestrando em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-PEPI). Graduando em Ciências Econômicas na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FCE). Possui graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IFCS). Foi bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC. Atualmente é integrante do Laboratório de Estudos de Hegemonia e Contrahegemonia (LEHC-UFRJ) e membro do Grupo de Trabalho de Integración y Unidad Latinoamericana y Caribeña do CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais).


Demais colaboradores


Alana Camoça Gonçalves de Oliveira (Currículo Lattes). Doutoranda em Economia Política Internacional pela  UFRJ. Mestra em Economia Política Internacional pela UFRJ. Tutora/Monitora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Bacharela em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ no desenvolvimento do projeto: UPP e a formação do policial durante o período 2012-2014. Bem como monitora bolsista da disciplina de Economia Política II no curso de Ciência Política e Administração Pública da UNIRIO durante o período 2011.1/2011.2. Também trabalhou como estagiária de Vínculos Solidários na ActionAid Brasil no período de 2013.2. Atualmente é integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e do Grupo de Estudos de Mídia e Relações Internacionais (LEMRI/UFRJ). Dessa forma, tem experiência em Ciência Política e em Economia Política Internacional, com ênfase em Políticas Públicas, Segurança Pública, Teoria das Relações Internacionais, Geopolítica, Política Externa Brasileira e Relações Ásia.


 Hélio Farias (Currículo Lattes). Bacharel e Mestre em Geografia pela UNICAMP (2008), Doutorando em Economia Política Internacional (PEPI/IE) na UFRJ e Professor do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI) na UFRJ.

Janaína Pinto. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, UFC, mestranda em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e pesquisadora em Planejamento Urbano no projeto Megaeventos, uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense, UFF, e a UFRJ. Contato: janaina.pinto@pepi.ie.ufrj.br.

Leonardo Granato (Currículo Lattes). Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ. Professor adjunto dos cursos de graduação em Relações Internacionais e em Ciência Política na Universidade Aberta Interamericana/UAI (Argentina), e professor do curso de Desenvolvimento, Políticas Públicas e Integração Regional, em nível de pós-graduação, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais Sede Argentina. Pesquisador do Departamento de Economia Política e Sistema Mundial do Centro Cultural da Cooperação/CCC (Argentina) e do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais/Cenegri (RJ, SP). Codiretor executivo da revista acadêmica Sociedade Global/UAI.

Luiza Bizzo Affonso (Currículo Lattes) é professora de Relações Internacionais da Universidade Católica de Petrópolis, mestre em Relações Internacionais pela UERJ e graduada em Relações Internacionais pelo IBMEC. 



Luiz Felipe Brandão Osório. (Currículo Lattes). Professor de Direito e Relações Internacionais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutorando e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Advogado.

Marcelo de Moura Carneiro Campello (Currículo Lattes). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ (2011), Mestre em Economia Política Internacional pelo PEPI/IE/UFRJ e doutorando pelo mesmo programa. Possui experiência em grupos de pesquisa na área de Geografia Política, Geopolítica e Economia Política Internacional, com ênfase em Geopolítica, Ensino de Geografia e Geopolítica Ambiental. Durante a graduação foi bolsista PIBIC/CNPq do Laboratório de Gestão do Território (LAGET) do Departamento de Geografia da UFRJ. Foi bolsista de Apoio Técnico CNPq do LAGET/UFRJ e orientando da Professora Emérita Bertha Koiffmann Becker (In Memoriam) durante sete anos, participando de projetos científicos voltados para a Amazônia brasileira. É professor e coordenador do Setor Curricular de Geografia do Colégio de Aplicação da UFRJ em regime de dedicação exclusiva, atuando em projetos voltados para a Geografia Política, Geopolítica e Ensino de Geografia.

Patrícia Nasser de Carvalho. (Currículo Lattes). Doutoranda em Economia Política Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora e coordenadora adjunta do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário LaSalle-RJ, em Niterói.


Pablo Victor Fontes. Doutorando em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-RIO). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ)- 2017. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - 2012. Bacharel em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) -2011. Fui Professor Colaborador da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2017). Fui o primeiro colocado no Prêmio FUJB em Extensão Universitária UFRJ-2011. Fui assistente de pesquisa pelo LABMUNDO- Laboratório de Análise Política Mundial (2013-2016). Fui pesquisador do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (2015-2016) e pesquisador pelo grupo de pesquisa Integração Sul: autonomia e desenvolvimento (UFRJ). Vice -Coordenador do Laboratório dos Estudos de Mídia e Relações Internacionais (LEMRI/UFRJ). Filiado à Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a Latin American Studies Association (LASA) e a International Studies Association (ISA).Temas de Interesse: Segurança Internacional, Questões Humanitárias, Pós-Colonialismo, Mídia, Estética, Cultura e Relações Internacionais. 


Ricardo Zortéa Vieira (Currículo Lattes) Mestre e doutorando em Economia Política Internacional pela UFRJ, graduado em Ciências Sociais pela UFPR e membro do grupo de pesquisa Poder Global e Geopolítica do Capitalismo.

Tiago Nasser Appel. (Currículo Lattes).  Doutorando em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2974965557809810859#editor/target=page;pageID=1080631169614504590;onPublishedMenu=pages;onClosedMenu=pages;postNum=0;src=linkMestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor de Relações Internacionais da Universidade Cândido Mendes e Adjunto de Coordenação da área de Movimentos Populacionais do Observatório Militar da Praia Vermelha e foi Coordenador do Instituto Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa.

Túlio Sene. (Currículo Lattes) Doutorando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No segundo semestre de 2012 participou do Programa de Capacitação Acadêmica e Pesquisa da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova Iorque e durante o ano de 2013 realizou parte de sua pesquisa de tese na Universidade de Columbia sob a supervisão do Prof. Jose Antonio Ocampo. É Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) sob orientação da Profa. Bertha K. Becker. Em 2010 participou do "Latin American Advanced Programme for Rethinking Development and Macroeconomics (LAPORDE)" oferecido pela Escola de Economia de São Paulo | FGV-EESP. É Licenciado em Sociologia (2007) e Bacharel em Ciências Sociais (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Victor Carneiro Corrêa Vieira (Currículo Lattes). Doutorando em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor de Relações Internacionais da Universidade Cândido Mendes e Adjunto de Coordenação da área de Movimentos Populacionais do Observatório Militar da Praia Vermelha e foi Coordenador do Instituto Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa.

Victor Tibau (Currículo Lattes). Mestrando pelo Instituto de Relações Internacionais da USP e graduado (PUC-SP) em Relações Internacionais.