Expediente

Editores-Chefes

Glauber Cardoso Carvalho - Centro Internacional Celso Furtado | Currículo Lattes
Coordenador executivo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento - CICEF. Doutor em Economia Política Internacional (PEPI/IE - 2018) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Economia Política Internacional (IE/UFRJ-2013). Graduado em Relações Internacionais (2005). Possui especialização em Comércio Exterior (2007), com extensão em Didática do Ensino Superior, e em Análise Internacional (MBE/UFRJ-2010). Tem experiência nas áreas de Integração Regional, Organizações Internacionais, Política Externa Brasileira e Comércio Exterior.

Larissa Rosevics - UFABC | Currículo Lattes
Professora Visitante na Universidade Federal do ABC. Doutora em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Possui Mestrado em Sociologia pela UFPR, bacharelado em Relações Internacionais pela UniCuritiba, MBA em Gestão Empresarial (UniCuritiba), Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR) e Especialização em Sociologia Política. Desenvolve pesquisas sobre: política externa brasileira contemporânea; integração regional; economia política internacional; e segurança e defesa. É membro do Grupo de Pesquisa "Integração Sul: autonomia e desenvolvimento", na linha de pesquisa: "Produção do Conhecimento, Ciência & Tecnologias.


Conselho Editorial

Leonardo Granato - UFRGS | Currículo Lattes
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotado no Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e com vínculo permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, de cuja Comissão Coordenadora faz parte. Coordenador do Grupo de Pesquisa/CNPq Núcleo de Estudos Políticos e Administrativos (NEPA-UFRGS) e pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT-UFRGS), além de colaborar com outros grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. Extensionista, coordenador do projeto Observatório do Estado Latino-Americano (ODELA). Membro do Colegiado do DCA. Possui graduação em Direito pela Universidad de Belgrano (Argentina), mestrado em Direito da Integração Econômica pela Universidad del Salvador (Argentina) e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França) e doutorado em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou, com bolsa da CAPES, estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito e ao Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Exerceu funções na Administração Pública Nacional da Argentina, particularmente na Comissão Nacional de Comércio Exterior e na Polícia de Segurança Aeroportuária -primeira força federal de segurança pública criada após a redemocratização do país em 1983, e foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no mesmo país. Atuou como docente nos programas de mestrado em Integração Latino-Americana da Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina), em Direito das Relações Internacionais e da Integração na América Latina da Universidad de la Empresa (Uruguai) e em Integração Econômica Global e Regional da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha).

Luiz Felipe Brandão Osório - UFRRJ | Currículo Lattes
Professor Adjunto de Direito e Relações Internacionais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Autor do livro Imperialismo, Estado e Relações Internacionais, pela Editora Ideias & Letras. Pesquisador do GT CLACSO Pensamento Jurídico Crítico. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIH/UFRJ) e ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica dos Direitos Humanos (CNPq). Pós-Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2016). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2015). Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2011). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF (2008). Advogado. Tem experiência nas áreas de Direito e de Relações Internacionais e Direito e Economia Política. Atua em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Teoria do Direito, Instituições Jurídicas, Direito da Integração, Teoria das Organizações Internacionais, Política Internacional, Economia Política e Direito, e Economia Política Internacional.


Nahuel Oddone - CEPAL | Curriculum Vitae
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Mestrado em Direito da Integração Econômica pela Universidad del Salvador em convênio com a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e em Integração Econômica Global e Regional pela Universidad Internacional de Andalucía. Especializado em Desenvolvimento Local no Politecnico de Milano e Doutor em Estudos Internacionais pela Universidad del País Vasco. Foi bolsista de várias organizações internacionais na Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália, Paraguai, Taiwan e Uruguai.


Patrícia Nasser de Carvalho - UFMG | Currículo Lattes
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008). Doutora em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2015). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Tem interesse e experiência nas seguintes áreas: Economia Política Internacional, Comércio Internacional, Política Comercial, Regionalismo e Integração Regional.

Thauan Santos - EGN | Currículo Lattes
Professor Adjunto da Escola de Guerra Naval, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM-EGN/MB), foi professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), da pós-graduação em Relações Internacionais da Damásio Educacional (Clio), do Departamento de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ) e da Faculdade de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/UERJ). É pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO), do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC/EGN). É doutor em Planejamento Energético (Engenharia de Produção) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PPE/COPPE/UFRJ), mestre em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ) com intercâmbio Erasmus Mundus na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Porto (Portugal). Apresenta especial interesse pela área de Economia Política Internacional, nos temas de Integração Regional, Energia e Desenvolvimento Sustentável, bem como Economia de Defesa e Economia do mar. Também pesquisa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs), tendo participado e falado em diferentes eventos e ocasiões na Organização das Nações Unidas (ONU), Nova York (EUA).


Revista Diálogos Internacionais
On Line | Divulgação científica em EPI e RI

Periodicidade: Mensal
Submissão: Fluxo Contínuo

Secretaria: dialogosinternacionais@gmail.com

Glauber Cardoso Carvalho
Rua Fabio Luz, 499, Méier, Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20720-350